Neste mês de setembro o projeto Cinema no Vale - juntamente com o CinePsi - traz a Mostra de Expressionismo Alemão, que "tem como objetivo exibir filmes que marcaram tal movimento, influenciado pela Pintura e pela Literatura, e um dos mais importantes na história do povo alemão no período pós 1ª guerra, ao longo da década de 20 do século passado." Todas as exibições acontecerão no auditório da biblioteca da Univasf do campus de Petrolina, todo sábado às 17h. Confira abaixo a programação.
O GABINETE DO DR. CALIGARI
Aonde e quando: 04/09/2010, às 17h, no Auditório da biblioteca da Univasf (Campus Petrolina)
Das Cabinet des Dr. Caligari, Alemanha, 1920. Preto e branco, 71 min
Direção: Robert Wiene
Sinopse: Num pequeno vilarejo da fronteira holandesa, um misterioso hipnotizador, Dr. Caligari, chega acompanhado do sonâmbulo Cesare que, supostamente, estaria adormecido por 23 anos. À noite, Cesare perambula pela cidade, concretizando as previsões funestas do seu mestre, o Dr. Caligari. Um dos filmes mais importantes de todos os tempos.
NOSFERATU
Aonde e quando: 11/09/2010, às 17h, no Auditório da biblioteca da Univasf (Campus Petrolina)
Nosferatu: Eine Symphonie des Grauens, Alemanha, 1922. Preto e branco, 94 min
Direção: F.W. Murnau
Sinopse: Nosferatu é uma espécie de adaptação não-autorizada do romance Drácula, de Bram Stoker. Todos os principais elementos e estrutura linear da história foram mantidos, mas aqui Drácula chama-se Orlok. O filme é o principal representante do Expressionismo Alemão e influencia inúmeros diretores até os dias atuais, com seu jogo de luz e sombra.
FAUSTO
Aonde e quando: 18/09/2010, às 17h, no Auditório da biblioteca da Univasf (Campus Petrolina)
Faust: Eine Deutsche Volkssage, Alemanha, 1926. Preto e branco, 116 min
Direção: F.W. Murnau
Sinopse: Baseado na famosa peça de Goethe, temos Fausto, um velho alquimista que vê sua cidade ser assolada pela peste negra. Vendo tanta morte, começa a pensar sobre sua própria finitude. Ele então evoca Mefistofeles, e lhe pede sua juventude de volta e eterna. O demônio a garante, em troca da alma de Fausto. Tudo parecia perfeito, até este se apaixonar por uma jovem italiana. Marco absoluto no cinema alemão, é o último filme de Murnau no país.
METRÓPOLIS
Aonde e quando: 25/09/2010, às 17h, no Auditório da biblioteca da Univasf (Campus Petrolina)
Metrópolis, Alemanha, 1927. Preto e branco, 153 min
Direção: Fritz Lang
Sinopse: O futuro é distante e o mundo está sob o comando dos poderosos, que isolaram os mais pobres no subsolo como se fossem seus escravos, para que trabalhassem em prol dos mesmos. Comandados por Freder Fredersen, os operários são obrigados a trabalharem sem parar para que a cidade não pare. Obra-prima de Fritz Lang, reconhecido como um dos filmes-mudos mais importantes já lançados no cinema, continuando atual ainda hoje.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário